sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Escalar é Preciso !!!!



Minha principal referência musical é o Marcus Miller....e certa feita ao ser indagado a respeito de um conselho pra quem pretendia ser um bom baixista, ele respondeu recomendando o estudo do piano.

Desde então essa recomendação vem reverberando na minha cabeça e tomei coragem...Me matriculei nas aulas de teclado, que substitui equivalentemente o piano no tocante às minhas pretensões.

As primeiras aulas de adaptação com as teclas foram até bem prazerosas e divertidas...Parecia uma brincadeira...quando expliquei pro professor meu objetivo, ele começou a apertar os parafusos...ai deixou de ser divertido pra ser tornar difícil e as vezes pouco prazerosas.

A decisão de começar do zero e encarar um instrumento completamente desconhecido tem me desafiado a rever alguns conceitos e readequar algumas posturas....Abandonar a zona de conforto (proporcionada pela minha familiaridade com as cordas) tem mexido não só com minha música, mas também com minha rotina e cabeça...hehehe

A dificuldade dos novos exercícios me afastaram por uma semana do teclado...Passava por ele e fingia que nem o via...resultado: No dia da aula tomei uma sura do teclado além do desconforto de ficar repetindo tudo que já tinha sido feito na aula anterior.... Isso me impulsionou a mudar minha conduta, resolvi encarar o “problema” de frente e cai dentro....Parei de executar os exercícios que eu já sabia e com o metrônomo a 60 bpm comecei a “escalada”....trabalhar a interdependência dos dedos de ambas as mãos (acordes com esquerda e escala coma direita)....começava bem, errava, parava, voltava, errava de novo....respirando fundo....que sufoco !!!!!!

Mas fui sentindo que uma hora os dedos começaram a entender que eu só daria descanso quando me obedecessem, a partir daí resolveram cooperar e a sensação de alívio e capacidade começaram a trazer de volta o prazer.

Aceitar que você realmente não sabe nada e vai ter que se recondicionar pra alcançar seu objetivo é uma experiência muito forte, e muitas vezes fugimos dela...apertar o “RESET” e reiniciar um processo não é fácil, exige a transposição de nosso limites.

Enfim, hoje vou encarar o teclado novamente com a certeza que vai “doer” menos do que ontem, e além disso avançarei mais alguns passos na “Escalada das Escalas”.

Toda essa maratona tem me chamado pra uma reflexão que traça uma analogia com a nossa vida...E pensando bem, é igualzinho....O medo do novo, o preconceito com o diferente afastam dos nosso objetivos e precisamos aprender a nos comportar favoravelmente ao nosso progresso.


Escalar é Preciso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário